História do shiatsu
No início do século XX, o japonês Tokujiro Namikoshi (1905-2000) esteve na origem da criação do shiatsu moderno.
Sua técnica começou a tomar forma quando ele tinha apenas 7 anos e tentava aliviar o desconforto de sua mãe que sofria de artrite reumatóide.
Ele descobriu que ela se sentia melhor quando ele pressionava com os polegares em vez de acariciar e massagear. Suas doenças eventualmente desapareceram e ela viveu com muito boa saúde até os 88 anos.
Namikoshi enfatizou a fisiologia e a anatomia bem como a função dos meridianos, adaptando o shiatsu e o tornando mais acessível ao pensamento ocidental. Alguns anos depois, Shizuto Masunaga reintroduziu os princípios básicos da medicina tradicional chinesa (Cinco Elementos, Yin e Yang, meridianos, etc.).
Hoje encontramos 2 escolas principais de pensamento, o Shiatsu de Namikoshi Sensei onde o praticante incidentalmente usa apenas os dedos e as palmas das mãos, e o Zen-Shiatsu de Shizuto Masunaga Sensei, mais baseado na medicina chinesa.
Em 1955, o Ministério da Saúde japonês reconheceu oficialmente o shiatsu como um tratamento independente.
Em maio de 1997, a União Europeia mencionou-o como um dos 8 métodos de medicina complementar reconhecidos nos seus 15 estados membros.
Estudos e pesquisas sobre o shiatsu !
Shiatsu é uma técnica de massagem terapêutica de origem japonesa que utiliza o toque para restaurar o equilíbrio do corpo e assim promover a saúde. Nesta ficha você conhecerá mais detalhadamente esta prática, sua história, suas aplicações terapêuticas, como ocorre uma sessão de Shiatsu, quem são os especialistas em Shiatsu e, finalmente, a opinião de um praticante. Inspirado na medicina tradicional chinesa, o shiatsu visa restaurar a circulação da energia vital, Qi, nas áreas do corpo onde esta está em falta ou em excesso.
Num estudo em 66 indivíduos que sofrem de dor lombar, os resultados mostraram diferenças significativas no grau de dor e ansiedade antes e depois de 4 tratamentos de shiatsu.
Os autores relatam que os participantes recomendariam o shiatsu como tratamento para qualquer pessoa que sofra de dor lombar.
Luta contra a ansiedade : No mesmo estudo citado anteriormente com pacientes que sofrem de dores lombares, os pesquisadores também notaram uma redução na ansiedade dos indivíduos após as 4 sessões de Shiatsu.
Melhorar a condição dos indivíduos colocados em cuidados paliativos : um estudo realizado com indivíduos em cuidados paliativos destacou os efeitos positivos de diversas sessões de shiatsu na condição física e psicológica dos indivíduos.
Entre estes efeitos, os investigadores notaram uma melhoria nos níveis de energia, controle dos sintomas, maior relaxamento, bem como uma redução da dor e uma melhoria no bem-estar dos participantes.
Eu espero encontrá-lo para ajudá-lo a se sentir melhor,
Shiatsu, Kanrenbui,
Reflexologia palmar...
O Shiatsu (指圧, shiatsu?, literalmente “pressão dos dedos”) é uma prática médica não convencional japonesa que utiliza pressão, alongamento e mobilização para melhorar a propriocepção ou, de acordo com algumas teorias, a circulação da força vital. Os fundamentos dessa prática, que se originou na China, datam de vários milhares de anos. Os termos acupressão ou acupressura também são usados às vezes.
Assim como a acupuntura e a anma, com as quais compartilha certas bases teóricas, o shiatsu deriva de certos fundamentos da medicina tradicional chinesa, como a noção de meridianos e, sobretudo, de pontos chamados tsubo (腧) em japonês. Ele envolve a aplicação de pressão em todo o corpo usando os polegares ou as mãos (às vezes os cotovelos ou joelhos), bem como o alongamento e a movimentação das articulações.
Kanrenbui é um conceito da medicina oriental que descreve a maneira pela qual uma determinada parte do corpo se relaciona com outras partes e órgãos. Na medicina oriental, o equilíbrio e a harmonia do corpo como um todo são importantes, pois levam em conta como um problema específico afeta outras partes do corpo.
As partes do corpo em questão são descritas em termos de suas ligações com outras partes do corpo, por exemplo, por meio de meridianos e pontos de acupuntura. A medicina oriental também considera que a saúde dos órgãos internos influencia as outras partes do corpo. Portanto, é importante explorar as causas básicas e as áreas relacionadas quando surgem sintomas ou doenças.
Reflexologia palmar e acupressão e Finger-Yoga
A reflexologia palmar é uma técnica de massagem e estimulação que se concentra nas mãos, especialmente nas palmas. Assim como a reflexologia podal, que se baseia no princípio de que determinadas áreas dos pés correspondem a órgãos e sistemas do corpo, a reflexologia palmar postula que existem zonas reflexas semelhantes nas mãos.
Aqui estão alguns pontos importantes sobre a reflexologia palmar:
Princípios básicos: A reflexologia palmar baseia-se na ideia de que cada parte da mão corresponde a diferentes órgãos e sistemas do corpo. Portanto, ao estimular determinadas áreas da mão, é possível ter um efeito benéfico nos órgãos correspondentes.
Técnica: A reflexologia da palma da mão pode envolver pressão, massagem, rotação dos dedos e alongamento. Os praticantes geralmente usam os polegares e os dedos para aplicar pressão em pontos específicos.
Benefícios: os praticantes da reflexologia da palma da mão afirmam que a técnica pode ajudar a reduzir o estresse, melhorar a circulação, aliviar a dor, promover o relaxamento e apoiar o bem-estar geral. Algumas pessoas também a consideram útil para aliviar dores de cabeça, problemas digestivos e outras doenças.
Uso complementar: embora a reflexologia da palma da mão possa ser benéfica, ela não substitui o tratamento médico convencional. Ela pode ser usada para complementar outros tratamentos e práticas de bem-estar.
Autorreflexologia: é possível aprender técnicas de reflexologia palmar e praticá-las você mesmo, o que pode ser útil para controlar o estresse ou pequenas dores.